Notícias

31/05/2022 - São Paulo tem 526 pontos com crianças e adolescentes em situação de rua

31/05/2022
 
Em censo ainda em desenvolvimento, prefeitura de São Paulo encontra 526 pontos com crianças e adolescentes em situação de rua na cidade.
 
Por Iara de Andrade

A Prefeitura de São Paulo está realizando um censo que busca saber quantas crianças e adolescentes vivem em situação de rua, atualmente. Em sua primeira fase, a pesquisa já mostrou que a cidade tem mais de 500 pontos de concentração de jovens.

Com o aumento da população em situação de rua na capital, em consequência da crise sanitária do coronavírus, a prefeitura antecipou a divulgação do último Censo da População em Situação de Rua, de 2023 para janeiro de 2022.

levantamento, feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), juntamente à Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda, empresa especializada em levantamento do gênero, apontou que a população em situação de rua cresceu 31% nos últimos dois anos. No entanto, os dados não cobrem, especificamente, o número de crianças e adolescentes que estão vivendo nas mesmas condições.

De acordo com o secretário Carlos Bezerra Júnior: “O censo geral da população em situação de rua mostrou um aumento significativo de 111% no número de famílias. Isso tem um impacto claro no aumento também no número de crianças. E a nossa prioridade está em reverter esse quadro, promover uma acolhida imediata para essas crianças e para essas famílias”.

Bezerra explicar que, para isso, a secretaria está trabalhando em duas frentes:
  • Na criação de um núcleo específico de convivência para crianças e adolescentes em situação de rua, no centro da cidade, especialmente na Sé, região de maior concentração de adultos, crianças e adolescentes em situação de rua; e
  • Na criação de um Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), específico para essas crianças.

Cerca de 20 crianças e adolescentes dormem no vão livre do MASP. A secretaria lembra que equipes fazem atendimento diário em toda a cidade e que oferece 141 serviços com algum tipo de acolhimento a crianças e adolescentes. No total, são 2.135 vagas.

Fonte: G1


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR




 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.