Notícias
23/11/2020 - Menino de cinco anos recolhe livros de caçamba de lixo para estudar
23/11/2020
Matheus vive no litoral de São Paulo com cinco irmãos. Sua história viralizou após policiais tirarem uma foto sua enquanto buscava pelos livros no lixo.
Por: Mariana Lima
Foi na caçamba de entulho que Matheus Ferreira de Moura, de 5 anos, encontrou algo que para ele era ouro: livros. Usando apenas shorts, ele entrou na caçamba, pegou o que queria e levou para casa.
Queria apenas se divertir com que havia achado, mas, sem saber, estava transformando sua história. Enquanto recolhia os livros em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, o menino foi fotografado por policiais militares que acompanhavam a cena de longe.
Os policiais, que estavam de folga no dia, acharam que Matheus estava procurando comida. Ao verem que o menino estava levando livros ficaram curiosos e resolveram seguir Matheus até em casa.
Após conhecerem o menino e sua família, os policiais divulgaram a história em uma rede social, após a autorização da família. A foto de Matheus saindo da caçamba circulou pela internet e mobilizou as pessoas a ajudarem a família.
Os policiais também gravaram um vídeo da família e colocaram na rede social junto com a foto. Com a divulgação, a família vem recebendo ajuda de pessoas em diversos pontos do país.
Matheus é um dos seis filhos de Claudinei Ferreira de Moura, dona de casa, e Winderson Balbino de Lima, autônomo.
A família vive em uma residência simples e, segundo Claudinei, enfrenta dificuldades, mas são unidos e felizes. Ao recolher os livros do lixo, Matheus também os dividiu com os irmãos.
As doações de alimentos e cestas básicas para a família vem sendo recolhidas pela Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC), que fica no mesmo bairro em que o garoto vive.
Além das doações de alimento, uma escola particular da cidade ofereceu uma bolsa de estudos para Matheus. Uma vaquinha online vem arrecadando recursos para a família.
Fonte: G1 – Vale do Paraíba e Região
Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR