Notícias
17/06/2020 - Crise pode levar 326 mil crianças a situação de trabalho infantil
16/06/2020
Com a crise gerada pela Covid-19, muitas famílias estão tendo diminuição na renda e isso aumenta a exposição de crianças e adolescentes ao trabalho infantil. Dado é referente à situação da América Latina e do Caribe.
Por: Isabela Alves
A crise gerada pela pandemia de Covid-19 pode aumentar o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na região da América Latina e Caribe. A informação é do relatório ‘La pandemia por COVID-19 podría incrementar el trabajo infantil en América Latina y el Caribe’, divulgado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O documento, que analisou a situação da Costa Rica, México e Peru, apontou que o trabalho infantil pode aumentar entre 1 e 3 pontos percentuais na região. Isso significa que até 326 mil crianças podem entrar para o mercado de trabalho.
Atualmente, essa já é a realidade de 10,5 milhões de crianças da América Latina e Caribe. A taxa de trabalho infantil de crianças entre os 5 e 17 anos na região caiu de 10,8% em 2008, para 7,3% em 2016.
Até o final de 2020, o coronavírus pode levar 29 milhões à pobreza na América Latina, portanto, o desemprego, a instabilidade econômica e a falta de seguridade social podem deixar as crianças e adolescentes em uma situação de maior vulnerabilidade social.
Fonte: ONU Brasil