Notícias
03/07/2020 - Projeto social ajuda dependentes químicos em situação de rua
03/07/2020
O projeto social Desintoxica São Paulo oferece sessões de acupuntura gratuitas para ajudar na reabilitação de dependentes químicos, e já atendeu mais de 3 mil pessoas.
Por: Isabela Alves
O Desintoxica São Paulo, projeto social que ajuda na reabilitação de dependentes químicos através da acupuntura, bateu a marca de mais de três mil atendimentos.
A iniciativa, que surgiu em maio de 2017, atende de forma gratuita pessoas em situação de rua que enfrentam dependência química em cigarro, álcool, crack e cocaína. A ação começou com pacientes da Cracolândia, no centro de São Paulo, que iam ao seu ambulatório próximo à Estação da Luz, mas logo se estendeu ao Brás, ao Jardim Peri-Peri e ao Canindé.
Somente no ano passado, foram comprados mais de 50 mil agulhas e mais de 12 mil macas para os atendimentos. Confira abaixo o antes e depois de dois pacientes após o tratamento:
Por conta da pandemia, os atendimentos de acupuntura pararam. No entanto, o projeto continua fazendo ações para auxiliar a população em situação de rua. Uma delas foi a distribuição de 450 kits de higiene entre os dias 4 e 25 de junho. Em uma publicação no Instagram, Ramon Oliveira, fundador do projeto, afirmou que irá retornar aos trabalhos na casa de misericórdia do Brás, em 60 dias.
O projeto conta atualmente com 30 voluntários, que compõem equipes multidisciplinares com educador físico, nutricionista, biomédico, médico, enfermeiro e terapeuta. Todos também são especialistas em acupuntura.
Para conhecer mais sobre essa iniciativa, acesse: @desintoxicasp
Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR