Notícias

27/09/2024 - Edital da ChildFund Brasil fortalecerá OSCs que atuam com crianças e adolescentes

27/09/2024
O edital da ChildFund oferece capital semente de R$ 24 mil e treinamento especializado para 10 organizações selecionadas, com foco em proteção infantil, desenvolvimento socioemocional e combate à vulnerabilidade socioeconômica.
 
Estão abertas, até o dia 6 de outubro, as inscrições para o edital do ChildFund Brasil, que irá selecionar 10 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam no desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Cada organização receberá um capital semente de R$ 24 mil para fortalecer suas ações e fará parte do Ecossistema ChildFund de Transformação Social.

As organizações interessadas devem ter pelo menos três anos de experiência e comprovar atendimento direto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de estar legalmente constituídas como OSCs, com CNPJ ativo e regular. A divulgação das selecionadas ocorrerá em 30 de outubro de 2024, no site do ChildFund Brasil. Confira o edital aqui

As OSCs selecionadas receberão apoio por nove meses, com treinamentos e ferramentas focadas em áreas prioritárias como parentalidade lúdica, desenvolvimento socioemocional infantil, proteção digital contra abusos sexuais on-line e prevenção da gravidez na adolescência. Além disso, participarão de campanhas relevantes, como o Maio Laranja, voltado ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ao final do ciclo, as OSCs que aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas atividades serão certificadas com o Selo “Organização Parceira do ChildFund”. Esse reconhecimento poderá ser renovado anualmente mediante a entrega de relatórios de progresso.

Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, destaca que a iniciativa faz parte da estratégia global da organização, chamada de Growing Connections. “Essa estratégia tem como meta impactar positivamente a vida de 100 milhões de crianças e famílias em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade, até 2030. No Brasil, o objetivo é alcançar cinco milhões de pessoas ao ano”, explica.

O ChildFund Brasil, com mais de cinco décadas de atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, lançou um edital voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A iniciativa apoia o desenvolvimento de projetos que impactam diretamente esse público, por meio de um capital semente e treinamentos específicos, ampliando o alcance e a eficácia das OSCs no enfrentamento de desafios sociais críticos.

A iniciativa fortalece os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), fortalecendo redes que promovem a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil.


Sobre a ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil, fundado em 1966 e com sede em Belo Horizonte (MG), é uma organização dedicada ao desenvolvimento integral e à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Parte da rede internacional ChildFund International, presente em 23 países, impacta positivamente a vida de 14,8 milhões de crianças e suas famílias. A organização foi eleita a melhor ONG de assistência social do Brasil em 2022 e, por três vezes, a melhor para Crianças e Adolescentes, além de estar entre as 25 melhores do país, segundo a The Dot Good.


*Conteúdo em parceria com a DePropósito.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.