Notícias

29/04/2016 - Rio 2016 e Childhood Brasil juntos pela proteção da infância

27/04/2016
 

O Comitê Rio 2016 e a Childhood Brasil estão juntas em apoio à uma nobre causa: a proteção de crianças e adolescentes no Brasil.
Vamos aproveitar a visibilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para inserir o assunto nas pautas atuais.
Não conseguiríamos trabalhar neste tema com tamanha relevância sozinhos, por isso a importância de ter ao nosso lado um parceiro com credibilidade e expertise na causa. 
Desde 2013, o Comitê Organizador e a Childhood Brasil formam uma sólida parceria que tem gerado resultados significativos para a inclusão qualificada do tema na operação dos Jogos Rio 2016.

No dia a dia este trabalho consiste na inclusão de conteúdo qualificado sobre o tema nos diferentes canais do Rio 2016 e na organização das “Rodadas Temáticas”. As Rodadas são um meio encontrado para promover frequentemente, de forma voluntária, encontros com outras organizações experientes no tema e fortalecer o papel do Comitê de Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente  do Rio de Janeiro para Megaeventos
Este comitê é uma instância local que reúne diferentes partes interessadas, a fim de assegurar os direitos de crianças e adolescentes durante a realização de megaeventos e discutir políticas públicas que ficarão como legado. O Comitê Local criou uma rede macro de proteção que envolve órgãos governamentais e de segurança pública, sistema de justiça, sociedade civil e organismos internacionais.

A convite do Comitê Organizador, a Childhood Brasil aceitou facilitar a Rodada Temática de Proteção à Crianças e Adolescentes, reunindo as sugestões e informações de todos os envolvidos para que as ações do Comitê de Proteção Integral sejam alinhadas na comunicação e engajamento da população na proteção da criança e adolescência durante os Jogos Rio 2016.


Questões trabalhadas nas Rodadas:

- Inserção da proteção da infância e adolescência durante as competições, identificando riscos, oportunidades e soluções nas operações de live sites do Rio 2016 (áreas de entretenimento para o público pagante dentro das áreas dos Jogos), junto à Empresa Olímpica Municipal.
- Unificação da comunicação de diferentes instituições de direito da infância e adolescência durante os Jogos Olímpicos.
- Fortalecimento  “Disque Direitos Humanos” (canal oficial de denuncia) e do aplicativo “Proteja Brasil”.
- Apoio ao comitê de proteção no desenvolvimento de um observatório dos direitos das crianças e adolescentes.
Estabelecimento de um ambiente de troca de ideias e construções de pontes por uma infância livre de qualquer violência.

O Rio 2016 trabalha para a concretização das ações sugeridas no plano e o considera de extrema relevância, considerando o momento tão especial para o país, quando o Rio de Janeiro será uma grande vitrine para o mundo. Queremos deixar como legado as oportunidades identificadas nesta parceria e levar este assunto para a sociedade e para outros países anfitriões das olimpíadas como tema recorrente nos grandes eventos nacionais.

 

Tags:

Abuso Sexual
Direitos & Justiça
Direitos Humanos
Estatuto da Criança e do Adolescente
Exploração Sexual
Políticas Públicas
População
Saúde
Trabalho Infantil
Violência


Fonte:
ANDI Comunicação e Direitos
Veículo não definido
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.