Princípios

MAU4547.jpg
O trabalho do Projeto Travessia é pautado por princípios éticos que estabelecem as bases para um atendimento de qualidade às crianças e aos adolescentes.
Crianças e Adolescentes são sujeitos de Direitos

A Fundação Projeto Travessia, embasada no Estatuto da Criança e do Adolescente, promove a defesa e garantia dos direitos deste público, que são consideradas pessoas em condições peculiares de desenvolvimento. Assim, crianças e adolescentes são o foco principal de atendimento da Fundação, que propõe a superação de práticas puramente assistencialistas, através da educação para o exercício da cidadania.

A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, a Constituição Federal Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente conferem direitos às crianças e adolescentes como forma de garantir-lhes proteção e desenvolvimento integral.  

A importância do Convívio Familiar e Comunitário

Um dos papéis da Fundação Travessia é fortalecer o ambiente familiar e comunitário das crianças e adolescentes, para que estes atendam melhor às suas necessidades. 
O convívio familiar e comunitário é entendido como aspecto central nos encaminhamentos, pois nenhuma instituição poderá substituir os grupos familiares ou a comunidade, como laços afetivos essenciais para o desenvolvimento na infância e adolescência.

Por isso, a Fundação Projeto Travessia propõe a intervenção de caráter provisório na relação com os educandos e trabalha para o fortalecimento de suas famílias e comunidades para que, mais autônomas e emancipadas, possam defender e garantir os Direitos de suas crianças e adolescentes.

Educação como Eixo

O Travessia realiza ações educativas que estimulam o adolescente a assumir-se como agente de transformação da própria vida. Toda transformação social pressupõe um trabalho sério de educação.

A Fundação Projeto Travessia define sua ação como predominantemente educativa, baseada na crença de que a criação de uma sociedade mais justa e com melhores condições de vida para todos só é possível se houver investimento em práticas educativas que estimulem o educando – na relação ensino e aprendizagem – a assumir-se como sujeito de transformação da própria vida e da sociedade.

Protagonismo Juvenil

A participação ativa dos adolescentes na construção de seu projeto de vida contribui para a formação de um indivíduo crítico e participativo, com postura cidadã.

Protagonismo juvenil é exercício da cidadania. O respeito ao adolescente em formação como sujeito de sua vontade, de sua imaginação, de sua criatividade, bem como o respeito a seus valores culturais e o estímulo à sua participação nas decisões, têm marcado a relação da Fundação com seu público alvo. 

Pluralidade

A Fundação investe na diversidade dos segmentos sociais representados: na composição de seus conselhos, na formação de suas equipes multidisciplinares de trabalho, e na articulação da rede de parcerias.

O Travessia acredita que é na presença de múltiplos pontos de vista que conseguirá agregar valores e atualizar as concepções que fundamentam sua atuação. A crença na riqueza da diversidade e na importância da multiplicidade de opiniões e valores, é que possibilitará o desenvolvimento de concepções mais dinâmicas e arrojadas. 

Colaboração e Parceria

Visando a construção de uma rede de solidariedade que proporcione boas oportunidades às crianças e aos adolescentes, principalmente àqueles que vivem em situação de risco social e pessoal, a Fundação Travessia fomenta o espírito colaborativo.

Todos os cidadãos e segmentos sociais têm responsabilidades em relação ao Direito de Crianças e Adolescentes e devem ter compromisso com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. 

Ética

Como a grande maioria das organizações sociais, a Fundação Projeto Travessia também trabalha com recursos financeiros provenientes de parcerias públicas e incentivos fiscais. 

Sendo assim, como entidade de caráter público, o Travessia entende que assumir sua responsabilidade ética, é também definir sua atuação - prioridades e metodologias - em consonância com as esferas coletivas, sempre prestando contas sobre os recursos investidos e resultados obtidos. 

Profissionalização

Trabalhamos com equipe multidisciplinar, buscando, sempre, ampliar o olhar para a diversidade e enriquecer a compreensão dos fenômenos biopsicossociais através das diferentes formações acadêmicas, históricos pessoais e competências individuais.
As ações sociais serão tão mais efetivas quanto mais profissionalizadas se apresentarem.

Baseada nessa compreensão, a Fundação Projeto Travessia investe na capacitação e formação continuada de sua equipe, que desenvolvem planejamento, monitoramento e avaliação de todo o trabalho realizado.

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.