Notícias

20/10/2023 - Dia Nacional da Filantropia: organizações que atuam no terceiro setor

20/10/2023
 
No dia 20 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Filantropia, data que evidencia a importância das ações de impacto social e o poder de desenvolvimento e transformação das iniciativas filantrópicas; conheça 5 entidades que atuam na área.
 
Por Redação

O dia 20 de outubro é celebrado como o Dia Nacional da Filantropia, criada em 2016 como propósito de promover a conscientização sobre o tema de uma maneira articulada e global, enfatizando as contribuições do setor filantrópico no Brasil.

A palavra ‘filantropia’ tem origem grega (philanthropia) e significa amor à humanidade. Em resumo, é o ato de ajudar ao próximo a partir de ações solidárias, podendo ser realizadas por indivíduos ou entidades de assistência social, saúde e educação, que têm seus direitos assegurados pela Constituição Federal.

A filantropia, que possui um poder de impacto, desenvolvimento e transformação social imenso, já foi tema do Programa Perspectiva do Observatório do Terceiro Setor, desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e solidária. É por meio dela que indivíduos, empresas e organizações sem fins lucrativos se unem para apoiar diversas causas, como educação, saúde, assistência social, meio ambiente e muito mais. Através da doação de recursos, tempo e talento, a filantropia contribui para que o trabalho do terceiro setor seja impulsionado. 

Diversas organizações trabalham na área da filantropia, dedicando-se a causas específicas e mobilizando recursos para enfrentar desafios sociais; conheça 6 entidades que atuam na área:


Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)

Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1999, trabalha para promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos no Terceiro Setor. Em 2022, a associação apresentou uma nova versão do Monitor das Doações, uma ferramenta que foi lançada em 2020 e atualiza diariamente a partir de notícias publicadas no Brasil sobre todas as doações com valor igual ou superior a R$ 3 mil.


Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE

O GIFE — O Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE) é referência nacional em mobilização de Investimento Social Privado (ISP) e fortalecimento da filantropia no país. Há 28 anos, a associação conecta e incentiva instituições para que elas invistam e executem iniciativas e projetos de interesse público, voltados à redução das desigualdades, equidade racial e de gênero, educação, saúde, justiça climática, sustentabilidade e apoio à juventude, entre outros segmentos.


Rede Comuá

Uma das organizações que estimula o crescimento dos fundos filantrópicos no Brasil é a Rede Comuá. Junto com 16 organizações membro, a Comuá cria um ambiente para a troca de experiências e aprendizados e para o fortalecimento da sua atuação. A missão da Rede é também incidir sobre o ecossistema filantrópico brasileiro para mudar práticas e promover mais recursos para a sociedade civil, com foco nos campos da justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário.


Movimento Bem Maior (MBM) 

Movimento Bem Maior (MBM) é uma organização social, sem fins lucrativos, que atua identificando, conectando e viabilizando iniciativas de impacto social com o intuito de fortalecer o ecossistema da filantropia no Brasil. A partir do programa ‘Futuro Bem Maior’, a entidade apoia organizações de impacto comunitário, que exercem um papel fundamental na inclusão social de populações vulneráveis em todas as regiões do país, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030 da ONU.


Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF)

O Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (FONIF) é uma associação sem fins lucrativos, que tem o objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Foi concebido em 2013, quando 40 mantenedoras de instituições filantrópicas das áreas da educação, saúde e assistência social se reuniram em São Paulo para debater sobre a insegurança jurídica no setor.

Dia Nacional da Filantropia é uma oportunidade para reconhecermos a importância do trabalho de ONGs e indivíduos filantrópicos que dedicam tempo e recursos para causas que beneficiam a humanidade. É um lembrete de que cada um de nós tem o potencial de fazer a diferença e promover um mundo mais compassivo e igualitário através da solidariedade e da filantropia.

Uma vez que muitas organizações filantrópicas e ações solidárias direcionam seus esforços para apoiar e alcançar esses objetivos globais, a Filantropia contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As ONGs e indivíduos filantropos desempenham um papel fundamental na promoção da igualdade, erradicação da pobreza, melhoria da saúde, educação e sustentabilidade ambiental, contribuindo diretamente para a realização dos ODS e para a construção de um mundo mais justo e inclusivo.


Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR




 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.