Notícias

16/10/2023 - No Brasil, 8 mil crianças recebem anualmente o diagnóstico de câncer

16/10/2023
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), durante o triênio 2023/2025, são esperados cerca de 7.930 novos casos de câncer a cada ano em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com boas chances de cura, especialmente quando o diagnóstico é precoce.

Por Redação

Neste Dia das Crianças, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) destaca a importância de reconhecer os sinais do câncer em crianças, que ainda é a principal causa de morte por doenças entre os jovens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), durante o triênio 2023/2025, são esperados cerca de 7.930 novos casos de câncer a cada ano em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com boas chances de cura, especialmente quando o diagnóstico é precoce.

Portanto, é fundamental que pais, médicos, professores e todos que convivem com jovens estejam atentos aos sinais, como hematomas, ínguas, febre, vômitos, dores de cabeça persistentes, dores ósseas e inchaços nos membros.

Segundo a SOBOPE e o Inca, o câncer ainda representa a principal causa de morte por doenças entre as crianças no país. Nos próximos anos, é estimado que haverá um aumento nos casos, tornando fundamental a atenção aos sinais precoces, como hematomas, ínguas, febre, vômitos, dores de cabeça persistentes, dores ósseas e inchaços nos membros, para garantir a melhor chance de cura, uma vez que cerca de 80% dos pacientes têm chances de recuperação quando diagnosticados a tempo. Portanto, pais, médicos, professores e todos que convivem com crianças devem estar vigilantes e informados sobre esses indicadores.

A cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra 300 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes ao redor do mundo. No entanto, a probabilidade de cura pode ser significativamente menor em nações com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em comparação com aquelas de IDH elevado. Em países de alto IDH, as crianças e adolescentes diagnosticados com câncer têm uma taxa de sobrevivência que pode chegar a até 85%. No Brasil, atualmente, essa taxa é de 64%. Essas estatísticas destacam a influência direta do investimento em saúde pública na probabilidade de sobrevivência em casos de câncer pediátrico.


Terceiro Setor e o combate do Câncer Infantil

Muitas Organizações do Terceiro Setor atuam na conscientização e combate do câncer infantil, conheça 4 organizações com diferentes projetos e frentes de ação.


Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOPOBE

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) é uma Organização da sociedade civil de interesse público que representa os médicos e os multiprofissionais que atuam na oncologia pediátrica. Atua em diversas frentes como políticas de saúde, incentivo à formação e à pesquisa, educação continuada, relações nacionais e internacionais.


Instituto Ronald Mcdonald

Com o objetivo de promover saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e suas famílias e contribuir com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, o Instituto Ronald Mcdonald atua em várias campanhas e projetos, como o espaço da família, que oferece um ambiente com toda a infraestrutura necessária para o acolhimento da criança e sua família.

O Instituto também possui o projeto Casa Ronald McDonald ABC, uma instituição que presta suporte abrangente às crianças e adolescentes em tratamento de câncer na região metropolitana de São Paulo, também oferece orientação psicológica para essa faixa etária. Essa iniciativa surgiu devido à preocupação com o volume de informações e sentimentos que as crianças em tratamento oncológico precisam lidar.


Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – TUCCA

A Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), é uma associação sem fins lucrativos 100% dedicada a oferecer assistência multidisciplinar de excelência para crianças e adolescentes carentes com câncer por meio do cuidado integral, assim como a preparação dessas crianças, jovens e de seus familiares para a continuidade de suas vidas após a doença.


Make a Wish Brasil

Make-A-Wish Brasil, realiza os sonhos de crianças e adolescentes com doenças graves em todo o país, envolvendo equipes médicas, voluntários, doadores e patrocinadores para tornar sonhos realidade. Seu trabalho planeja cuidadosamente cada sonho para complementar o tratamento médico, promovendo experiências positivas que ajudam as crianças a superar suas limitações, reduzem a ansiedade das famílias e melhoram a qualidade de vida dos beneficiários.

Iniciativas como essas dentro do combate do câncer infantil estão diretamente ligadas a saúde e bem-estar, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.



Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.