Notícias

10/11/2023 - ONU: Gaza está virando um “cemitério de crianças”

10/11/2023
 
Gaza está se tornando um cemitério de crianças. Centenas de meninas e meninos estão sendo mortos ou feridos todos os dias, de acordo com relatos”, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.
 
Ele afirmou que claras violações à lei humanitária internacional estão sendo cometidas. Guterres disse que a ONU precisa de US$ 1,2 bilhão para entregar ajuda humanitária a 2,7 milhões de pessoas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

“Precisamos agir agora e encontrar uma porta de saída para este beco de destruição brutal, horrível e agonizante”, afirmou, pedindo novamente por um cessar-fogo humanitário imediato.

Israel prometeu eliminar o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, depois de militantes terem assassinado 1,4 mil pessoas e levado mais de 240 reféns, em um ataque no dia 7 de outubro. Israel tem contra atacado o enclave pelo ar, impôs um cerco à região e lançou uma incursão por terra. Autoridades de saúde palestinas afirmaram que o número de mortos em Gaza já ultrapassa os 10 mil.

Guterres afirmou que 89 pessoas trabalhando para a agência de refugiados palestinos da ONU morreram em Gaza, o que ele descreveu como o maior número de mortes de membros da entidade, “maior do que qualquer período comparado da história da nossa organização”.

Em resposta aos comentários de Guterres, o Embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, apelou à sua demissão, acusando-o de fazer “a falsa comparação imoral entre uma organização terrorista brutal que comete crimes de guerra e uma democracia cumpridora da lei”.

Fontes: Agência Brasil e CNN Brasil

OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.