Notícias

08/07/2015 - Mais de 120 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola em todo o mundo, afirma ONU

06/07/2015

Falta de financiamento para a ajuda internacional coloca em risco as metas globais de alcançar a educação universal primária e secundária, alerta a UNESCO.

O número de crianças e adolescentes em todo o mundo fora da escola aumentou para níveis preocupantes, dando um golpe nas metas de educação destinadas a alcançar a educação universal primária e secundária, alertou um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (6) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por meio do Relatório de Monitoramento Global Educação para Todos.

De acordo com o relatório, 124 milhões de crianças e adolescentes estão agora fora da escola, ao mesmo tempo em que a ajuda internacional à educação continua baixa comparada aos níveis de 2010. Estimativas sugerem que serão necessários 39 bilhões de dólares extras para fornecer o ciclo de educação de 12 anos em países de baixa e de baixa-média renda.

Além disso, os números mais recentes mostram que cerca de 24 milhões de crianças nunca vão entrar numa sala de aula, com as meninas sendo o grupo mais desfavorecido. Apenas no sul e no oeste da Ásia, 80% das meninas que estão fora da escola têm chances remotas de começar a estudar, em comparação com 16% dos meninos.

Em um comunicado de imprensa, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, alertou que a menos que os países “assumam compromissos sérios” no sentido de aumentar a ajuda à educação, as metas ambiciosas feitas pela comunidade internacional prometendo 12 anos de acesso gratuito e equitativo à educação de qualidade “poderiam permanecer ilusórios para milhões de crianças e jovens”.

Veja relatório em: 
https://en.unesco.org/gem-report/growing-number-children-and-adolescents-are-out-school-aid-fails-meet-mark#sthash.YiNpD9PS.Faq7ycQK.dpbs

Fonte:
ONUBR
Nacões Unidas no Brasil
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.