Notícias

02/01/2017 - Estudo mostra com detalhes como a corrupção gerou miséria no Brasil

31/12/2016
 
Estudo realizado pelo jornal O Estado de São Paulo, faz a radiografia do impacto causado pela corrupção no Brasil. E o diagnóstico é assustador. As áreas mais afetadas foram saúde e educação, atingidas por quase 70% dos esquemas de corrupção e fraudes desvendadas em operações policiais e de fiscalização do uso de verba federal pelos municípios.
 
 
As fraudes e desvios foram descobertos pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, evidenciam como recursos destinados a essas duas áreas são especialmente visados por gestores municipais corruptos.

A análise dos dados teve início em 2003 e, desde então, 247 operações foram contabilizadas, envolvendo desvios de verbas federais repassadas aos municípios.

Os mais afetados são os mais pobres, até porque saúde e educação não foram as únicas áreas afetadas: há desvios em grandes proporções também em áreas como transporte, turismo e infraestrutura.

Considerando o Brasil inteiro, estima-se um prejuízo causado pela corrupção na ordem de R$ 4 bilhões, segundo a CGU.

No ranking dos estados com maior volume de irregularidades, está Alagoas. Das 102 cidades alagoanas, 70 foram alvo de esquemas de corrupção.

Em segundo, está o Maranhão.

Um outro fato marcante é de que estes dois mesmos estados estão, respectivamente em último e penúltimo lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ou seja, mais uma evidência de como a corrupção afeta o bem estar de uma população.


Fonte:
Pensador Anônimo
Acesse aqui
 
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.