Notícias

16/10/2017 - Em Roraima, fiscalização encontra 118 crianças em piores formas de trabalho infantil

16/10/2017
Com informações da Agência Brasil
e do Portal G1

As piores formas de trabalho infantil são uma classificação adotada por vários países para definir as atividades que mais oferecem riscos à saúde, ao desenvolvimento e a moral das crianças e dos adolescentes, determinadas na Lista TIP – Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil.

 
Feiras públicas, carvoaria e aterro sanitário.
Grupo Especial de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho encontrou 118 crianças, entre 3 e 17 anos, em situação de trabalho infantil ligados às piores formas em Roraima. Treze meninos e meninas trabalhavam na coleta dos dejetos no lixão da cidade de Boa Vista – alguns deles de origem venezuelana.

A inspeção ocorreu entre os dias 6 e 11 de outubro. De acordo com nota da Agência Brasil, “pela gravidade da situação verificada no lixão onde as crianças foram flagradas nas atividades ilegais, o Grupo Especial optou pela interdição do local, emitindo pedido de providência imediata à Sanepav Ambiental, empresa responsável pela administração do espaço”.


Trabalho infantil nos lixões
 
"O lixão é o topo da degradação. Não existe uma coisa tão horrenda quanto colocar uma criança dentro de um lixo. Ela passa a ser também um lixo, porque ali se confunde tudo. Você olha e uma criança pega uma manga do lixo e come na sua frente. Ela vai pegar um pedaço de carne, passa um urubu e ela fica brigando com o urubu. Isso é coisa de pesadelo”, afirmou a auditora fiscal Marinalva Dantas, coordenadora do Grupo, ao Portal G1.


Trabalho infantil nas feiras livres e na carvoaria
 
Confira o Mapa Interativo do Trabalho Infantil no Brasil

A reportagem do G1 também informa o flagrante de 48 crianças trabalhando na feira livre do bairro Pintolândia, e outras 40 na feira do Garimpeiro, ambas na Zona Oeste da cidade. Mais 10 crianças foram vistas trabalhando na rua e uma na carvoaria.

Em nota, a prefeitura de Boa Vista afirmou que implantará rígido acesso e proibirá a entrada de pessoas que não sejam funcionários do lixão. Confira:
 
A Prefeitura de Boa Vista informa que tomou conhecimento da notificação feita a EMPRESA RESPONSÁVEL pela administração do aterro sanitário e busca soluções para as demandas levantadas com urgência. 

A Prefeitura informa ainda que os serviços de coleta de lixo domiciliar foram SUSPENSOS por determinação do Ministério do Trabalho até que seja revogada.


Fonte:
Rede Peteca - chega de trabalho infantil
Por: Redação

Acesse aqui
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.