Notícias

11/12/2015 - Comitê de Prevenção de Homicídios na adolescência é criado no Ceará

10/12/2015

Brasília/Fortaleza, 10 de dezembro de 2015  

Será lançado nesta sexta-feira (11/12), em Fortaleza, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado conta com o apoio do governo do Estado do Ceará e a coordenação técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O comitê será responsável pelo levantamento de informações sobre as trajetórias pessoais de adolescentes vítimas e autores de assassinatos. O objetivo é obter informações para a criação de políticas públicas capazes de prevenir e dar resposta aos homicídios na adolescência.

Serão realizadas pesquisas de campo e audiências públicas e a elaboração de um relatório com propostas de intervenção que será entregue ao Governo do Estado.

O comitê será criado a partir da assinatura do protocolo de intenções pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), pela vice-governadora Izolda Cela (Pros) e pelo representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl.

Presidido pelo deputado estadual Ivo Gomes (Pros), o Comitê terá como relator o deputado Renato Roseno (Psol).

Embora os índices de homicídios tenham caído nos últimos meses no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará é o terceiro Estado no Brasil com o mais alto Índice de Homicídios na Adolescência (7,7), depois de Alagoas (8,82) e Bahia (8,59). No Estado, a taxa de homicídios de adolescentes é de 60/100 mil, mais que o dobro da média brasileira (29/100 mil).

Fortaleza lidera o ranking das capitais brasileiras com maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). A cidade de Fortaleza tem o maior IHA entre as capitais (9,9), seguida de Maceió (9,4) e Salvador (8,3).

Serviço:
O quê: Assinatura do protocolo de intenções para a instalação do Comitê Cearense pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência
Onde: Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa
Quando: Sexta-feira 11 de dezembro, às 8 horas

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF 
Estela Caparelli 
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: (61) 8166 1648

Pedro Ivo Alcantara 
E-mail: pialcantara@unicef.org
Telefone: (61) 8166 1636

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará
Salomão de Castro 
E-mail: salomaocastro@gmail.com
Telefone: (85) 99611 8953
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.