Notícias

08/11/2019 - 95 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto, segundo pesquisa

08/11/2019
 
No dia 11 de novembro, organizações brasileiras farão mobilização para defender universalização do saneamento em todo o país.
 
Por: Mariana Lima

De acordo com dados levantados pelo Painel Saneamento Brasil, 95 milhões de brasileiros vivem sem coleta e tratamento de esgoto no país, e 33 milhões vivem sem acesso à rede de abastecimento de água.

De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico, a previsão era de que até 2033 ocorresse a universalização do saneamento básico no Brasil, no entanto, com o ritmo atual das políticas públicas para o setor, a meta terá um atraso de quase 30 anos, sendo atingida apenas em 2060.

Em 2018, apenas 66,3% dos domicílios brasileiros tinham acesso à rede geral ou fossa ligada à rede para escoamento de esgoto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: características dos domicílios e dos moradores, realizada pelo IBGE.

A desigualdade de gênero e cor também se apresenta neste cenário. A empresa de saneamento básico BBK Ambiental desenvolveu a plataforma ‘Mulheres e Saneamento’, que aponta essa discrepância.

O estudo revelou que os déficits mais elevados de acesso a esgoto estão entre as mulheres autodeclaradas pretas (40,9%), indígenas (33,0%) e pardas (24,3%).

Com base nesta realidade, organizações ligadas à promoção do acesso ao saneamento realizarão uma mobilização em todo o país durante o Dia Nacional Pela Universalização do Saneamento (11 de novembro).

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) também visam à melhoria do Projeto de Lei (PL) 3261, que deve entrar em votação no Plenário da Câmara ainda em novembro.


Os encontros para a mobilização ocorrerão nos seguintes endereços:

Belo Horizonte/MG: às 17h, no Auditório do Crea Minas, 6° andar (Rua Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho).
Porto Alegre/RS: às 15h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa Porto Alegre.
Salvador/BA: às 9h, na Embasa – Centro Administrativo da Bahia – CAB (4ª Avenida, 420 – Salvador/BA).
São Paulo/SP: às 10h30, no Club Homs – Salão Nobre (Av. Paulista, 735 – Bela Vista, São Paulo – SP). 


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Acesse aqui
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.