Notícias

07/08/2020 - Movimento lança cinco diretrizes para promover cultura de doação no país

06/08/2020
 
O Movimento por uma Cultura de Doação lançou um documento com diretrizes focadas em fazer com que a doação se torne um ato frequente na sociedade.
 
Por: Júlia Pereira

A pandemia de Covid-19 evidenciou a importância da solidariedade. Pensando nisso, o Movimento por uma Cultura de Doação lançou o documento ‘Por um Brasil + Doador, Sempre’.

Nele, estão apontadas cinco diretrizes que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas para fazer com que a doação se torne um ato mais frequente e mais consciente na sociedade.

O documento começou a ser desenvolvido antes mesmo da crise gerada pela pandemia. Mas, neste momento, as estratégias se mostraram ainda mais necessárias.

A definição das estratégias e todas as recomendações contidas no documento são fruto de um trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido, de forma planejada, há mais de um ano e, de forma espontânea, há sete anos, desde que o Movimento surgiu.

As cinco grandes diretrizes são:

1. Educar para a Cultura de Doação: Educar tanto crianças quanto adultos para o maior engajamento cívico e comunitário;

2. Promover narrativas engajadoras: Usar uma narrativa engajadora, atraente e positiva para se destacar, como pedindo doação sem tabus, contar histórias transformadoras e mostrar que doar faz bem a todos, inclusive ao doador;

3. Criar um ambiente favorável à doação: O ato de doar precisa ser fácil, rápido, sem entraves legais e contar com a ajuda da tecnologia;

4. Fortalecer as organizações da sociedade civil: Reconhecer, valorizar e apoiar o trabalho das OSCs, que levam os recursos até os beneficiários;

5. Fortalecer o ecossistema promotor da cultura de doação: Quanto mais gente trabalhando pela causa de doação, mais estruturado e rico o ecossistema vai se tornar e mais longe ele vai chegar.

Cada uma das diretrizes se desdobra em várias recomendações de iniciativas que podem ser adotadas por qualquer um interessado no tema.

Agora, é necessário levar este documento até as pessoas que podem ajudar a impulsionar a causa da cultura de doação pelo Brasil: escolas, empresas, universidades, associações de classe e de setor, governos, redes comunitárias, aconselhadores patrimoniais, investidores sociais, dentre outros.

Para saber mais, acesse o site do movimento.


Fonte:
OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR
Voltar

Receba Informativos por E-mail

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.